LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS
Voltado para profissionais graduados em Educação.
OBJETIVO DO CURSO
-
Objetivos Gerais
Incentivar o pensamento reflexivo e o espírito científico, na busca do conhecimento sobre a estrutura e funcionamento das linguagens humanas, e notadamente da linguagem verbal, visando a contribuir, em particular, com a sociedade regional e, em sua projeção de alcance, com a sociedade brasileira. Além da qualificação de um profissional da área do ensino, o Curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras empenha-se em formar profissionais dotados de potencial de habilidades e capacidades específicas, além de um potencial genérico, para interagir e intervir adequadamente nos múltiplos campos que envolvem os conhecimentos de Língua Portuguesa, de Línguas Estrangeiras e suas respectivas literaturas.
-
Objetivos Específicos
Capacitar graduandos para um exercício profissional ético e competente, tanto para a docência de conteúdos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa e de Línguas Estrangeiras e de suas respectivas literaturas; Propiciar a dinamização de processos sócio-culturais e a realização de outras atividades que pressuponham conhecimentos linguísticos e literários; Formar profissionais que se utilizem das novas tecnologias e que adote novas metodologias em sua prática educativa; Formar profissionais capazes de intervir adequadamente na sociedade, mediante o domínio de instrumentais linguísticos e do desenvolvimento da reflexão crítica.
Confira o detalhamento da Grade Curricular
MATRIZ CURRICULAR |
---|
Atividades Complementares I |
Filosofia da Educação |
História da Educação |
História da Língua e Literatura Portuguesa |
Introdução à Linguística |
Leitura e Produção Textual |
Sociologia da Educação |
Atividades Complementares II |
Didática |
Estudos Histórico-Literários |
Morfossintaxe da Língua Portuguesa |
Mundo Contemporâneo e Globalizado |
Sociedade Brasileira |
Tecnologias Educacionais |
Atividades Complementares III |
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I |
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais |
Manifestações Barrocas e Arcadismo na Literatura Brasileira |
Meio Ambiente e Sustentabilidade |
Psicologia da Educação |
Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos |
Sintaxe do Período Simples e Composto |
Atividades Complementares IV |
Educação Inclusiva |
Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I |
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II |
Gênero e Sexualidade |
Língua Inglesa: Morfologia |
Políticas Educacionais |
Prática de Ensino em Língua Portuguesa I |
Romantismo, Realismo e Naturalismo no Brasil |
Atividades Complementares V |
Estágio Supervisionado em Língua Inglesa II |
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa III |
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica |
Filosofia e Ética Profissional |
Língua Inglesa: Tempos Verbais |
Linguística Descritiva e Textual |
Metodologia do Trabalho Científico |
Prática de Ensino em Língua Portuguesa II |
Alfabetização e Letramento |
Ensino e Avaliação da Produção Textual na Escola |
Estágio Supervisionado em Língua Inglesa III |
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa IV |
Inglês Instrumental |
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa |
Prática de Ensino em Língua Inglesa I |
Prática de Ensino em Língua Portuguesa III |
Currículos e Programas |
Estágio Supervisionado em Língua Inglesa IV |
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa V |
Estudos Temáticos em Língua Inglesa |
Habilidades Integradas da Língua Inglesa |
Literatura Brasileira do Parnasianismo ao Contemporâneo |
Literatura Infanto-Juvenil |
Prática de Ensino em Língua Inglesa II |
Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem |
Estágio Supervisionado em Língua Inglesa V |
Expressão Oral e Escrita em Língua Inglesa |
Literatura em Língua Inglesa |
Metodologia do Ensino da Língua Inglesa |
Orientação de TCC |
Prática de Ensino em Língua Inglesa III |
Projetos Interdisciplinares |
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso |