HISTÓRIA
OBJETIVO DO CURSO
-
Objetivos Gerais
A meta do curso é um ensino qualificado dos conteúdos específicos e complementares à área de História, aliando-os à teoria e metodologia da pesquisa histórica, com vistas a formar os fundamentos de um excelente professor, mas com viés de pesquisador, pois a experiência na construção, na crítica e na produção do conhecimento são “ferramentas” e fundamentos básicos para o exercício, mais qualificado, também e especialmente de um licenciado em História. A estrutura do curso atende à necessidade atual de oferecer novas óticas de análise que fazem aflorar a relação do indivíduo e do coletivo, o específico, o próprio, o particular, ressaltando as diferenças, a multiplicidade, numa perspectiva histórica plausível, integradora e formar educador-pesquisador, para atuar na escola e em espaços alternativos educacionais, possibilitando práticas investigativas como condição inerente ao exercício da docência, pautado pela ética e pelo respeito ao meio ambiente.
-
Objetivos Específicos
Qualificar profissionais para atuar no ensino de História nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio; Capacitar profissionais para organizar, dirigir e assessorar instituições de pesquisa e preservação culturais, tais como: arquivos, museus, ONGs, institutos de pesquisas; Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da produção do conhecimento histórico; Formar profissionais críticos e reflexivos, que compreendam a realidade de seu tempo, capazes de atuarem como agentes transformadores do contexto social vivido, atento às dimensões política, social e ética do seu ofício.
Confira o detalhamento da Grade Curricular
MATRIZ CURRICULAR |
---|
Atividades Complementares I |
Filosofia da Educação |
História da Educação |
Historiografia |
Introdução aos Estudos Históricos |
Leitura e Produção Textual |
Sociologia da Educação |
Atividades Complementares II |
Didática |
História Antiga |
História do Brasil Colônia |
Mundo Contemporâneo e Globalizado |
Sociedade Brasileira |
Tecnologias Educacionais |
Antropologia |
Atividades Complementares III |
História do Brasil Império |
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais |
Meio Ambiente e Sustentabilidade |
Psicologia da Educação |
Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos |
Atividades Complementares IV |
Educação Inclusiva |
Estágio Supervisionado em História I |
Gênero e Sexualidade |
História do Brasil República |
História Medieval |
Políticas Educacionais |
Prática de Ensino em História I |
Atividades Complementares V |
Estágio Supervisionado em História II |
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica |
Filosofia e Ética Profissional |
Metodologia do Trabalho Científico |
Métodos e Técnicas de Pesquisa em História |
Museologia e Arquivística |
Prática de Ensino em História II |
Estágio Supervisionado em História III |
Hermenêutica |
História da África |
História da América |
História Econômica |
História Moderna |
Prática de Ensino em História III |
Currículos e Programas |
Estágio Supervisionado em História IV |
História da Arte e Representação |
História das Religiões |
História do Pensamento Político |
Metodologia do Ensino da História |
Prática de Ensino em História IV |
Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem |
Estágio Supervisionado em História V |
História Contemporânea |
História Regional |
Movimentos Sociais |
Prática de Ensino em História V |
Sistema Estatístico Brasileiro |
Projetos Interdisciplinares |
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso |